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DISTRIBUIDOR MUNDIAL DE MATERIAL DE ESCRITÓRIO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA LYRECO
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Lyreco promove transparência ecológica para reduzir a pegada ambiental

Esta metodologia, aprovada pela Comissão Europeia em 2018, servirá para criar um rótulo único que ajudará os consumidores a tomar decisões, não somente de acordo com o preço, mas também segundo a pegada ecológica dos diferentes produtos. Esta revolução, esperada há anos, guiará os compradores pela atual “selva de produtos orgânicos”, na qual existem mais de 400 rótulos diferentes, levando a situações de confusão.

A Lyreco acaba de apresentar os resultados da avaliação da sua linha de detergentes. Além disso, aproveitou a oportunidade para anunciar a implementação de avaliações para todos os seus produtos de marca própria (cartuchos, materiais de escrita e impressão, papel e cadernos, etc.). O distribuidor francês prometeu examinar mais de 40 grupos de produtos e publicar os resultados da PEF a médio prazo.

Com esta avaliação, a Lyreco assume o papel de parceiro responsável e procura um duplo objetivo:

• Disponibilizar os dados necessários para ajudar a adaptar a metodologia PEF a todos os setores industriais;

• Derrubar barreiras e acabar com a relutância da indústria que poderiam interromper a implementação de um regulamento europeu sobre a pegada ecológica dos produtos.

«Estamos convencidos de que a Pegada Ecológica de Produtos representa uma solução real para reduzir o impacto ambiental dos produtos, além de oferecer aos consumidores a transparência que esperam. Através dessas medições, serão tomadas medidas vitais para reduzir a pegada ambiental. Estamos cientes das dificuldades económicas e industriais envolvidas nesta abordagem, mas também devemos refletir sobre os desafios ambientais que o mundo precisa de enfrentar imediatamente», enuncia Nasser Kahil, diretor de qualidade, segurança e sustentabilidade do Grupo Lyreco.

Com esta iniciativa, a Lyreco dará o exemplo e tentará garantir que a sua posição como distribuidora líder na Europa fortaleça o compromisso de todos os seus fornecedores, mesmo antes de a PEF ser obrigatório.

Estamos a adotar iniciativas na nossa frota de transporte, sistema de embalagem e logística, a fim de minimizar o impacto ambiental. No entanto, se queremos consolidar o nosso compromisso, devemos agir em conformidade com os fabricantes dos produtos. É nossa responsabilidade como distribuidor”, conclui Kahil.

Resumo da Pegada Ecológica de Produtos (PEF)

A PEF é um método de avaliação baseado em vários critérios, cujo objetivo é calcular o desempenho ambiental de produtos e serviços ao longo do seu ciclo de vida, desde a matéria-prima à reciclagem, passando pela embalagem e distribuição.

A PEF é baseada em 16 critérios (por exemplo, o esgotamento de recursos naturais, as mudanças climáticas, o consumo de água, a eutrofização ou o impacto na saúde humana, entre outros) para identificar elementos com uma elevada pegada ecológica a fim de encontrar alternativas que ajudem a reduzir essas taxas. A PEF é um método de avaliação comparativa entre o desempenho ambiental de um produto ou serviço com um produto médio de referência no mercado.

Concebida como uma ferramenta operacional para promover o estabelecimento de uma economia circular, a Comissão Europeia apresentou a PEF após cinco anos de trabalho em colaboração com mais de 260 fabricantes, 2000 partes interessadas e 5000 participantes. O objetivo é introduzir esta metodologia como uma diretiva europeia e, assim, facilitar a comunicação com os consumidores sobre o impacto ecológico dos produtos.



Para mais informação, consulte: https://www.lyreco.com/webshop/PTPT/index.html
Canal de Youtube: https://www.youtube.com/user/LyrecoIberia
LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/lyreco-portugal/


Consumíveis e tóneres Lyreco, a alternativa ecológica

Nos temos uma nova linha de consumíveis e de tóneres da marca Lyreco certificados com o rótulo ecológico Nordic Swan:




Os cartuchos Lyreco fabricam-se a partir de um processo de remanufatura que se baseia no modelo de economia circular e numa metodologia restrita de recolha de resíduos. O resultado deste processo é um cartucho sustentável que está em conformidade com todas as normas de patentes, de qualidade, ambientais e de saúde.

Quando os consumíveis chegam ao final da sua vida útil, a Lyreco oferece aos seus clientes um serviço gratuito de recolha dos cartuchos. Para mais informações sobre este serviço consulte o catálogo da Lyreco, a secção ambiental desta página Web ou a documentação anexada nas transferências.

O gestor entrega os consumíveis ao fornecedor dos mesmos e este aproveita as carcaças vazias para remanufaturar novos consumíveis e recicla o resto dos resíduos. São reutilizados, pelo menos, 75% dos consumíveis. O resto dos resíduos reciclam-se da seguinte forma:

- Com o plástico que não se pode aproveitar fabrica-se mobiliário, chávenas
descartáveis para a indústria da borracha e tampas para embalagens de incenso

- Com o metal fabricam-se vasos e metal para a construção

- O toner utiliza-se como tinta para têxteis.

Com isto conseguimos que os resíduos não acabem no aterro ou incinerados e fechamos o ciclo, fabricando novos consumíveis renovando algumas partes e substituindo os componentes principais por peças novas. Encontrará mais informações no documento “Tóneres Lyreco Remanufaturados” na secção “Transferências” desta página Web.


Eliminamos cerca de 75% dos sacos que chegam ao cliente!

Um dos focos da Lyreco é reduzir a nossa pegada de carbono. Entre todos os departamentos, trabalhamos para reduzir as embalagens que colocamos no mercado e para reduzir os plásticos de utilização única, tantos nos produtos de catálogo como nas embalagens das nossas encomendas.

Se num pedido há produtos de tamanho pequeno, colocam-se em sacos para evitar que se movam na caixa. Os sacos têm que ser transparentes para que a pessoa que verifica as encomendas possa rever o conteúdo facilmente, deste modo não podem ser materiais compostos nem de papel. Procuramos a alternativa mais ecológica que se ajusta ao nosso processo produtivo e que facilita o trabalho no armazém. Deste modo, esta semana começamos a utilizar um novo tipo de sacos com cores e eliminamos cerca de 75% dos sacos que chegam ao cliente! Agora, no máximo, poderão chegar 3 sacos (cada cor corresponde a uma linha de preparação), apenas quando o cliente pedir produtos de tamanho pequeno. Os novos sacos são fabricados com material reciclado pós-consumo, não contêm componentes tóxicos, são aptos para uso alimentar, podem-se reutilizar e são 100% recicláveis.

Os clientes também nos podem ajudar a reduzir estas embalagens se comprarem os produtos nas quantidades de unidades de venda recomendadas. Por exemplo, se um cliente comprar uma unidade da nossa caneta reciclada, chegar-lhe-á num saco juntamente com o resto de produtos pequenos dessa linha de preparação, mas se pedir 12, receberá uma caixa completa e reduzirá a pegada de carbono.




Continuaremos a procurar alternativas para melhorar os nossos processos, a ergonomia dos postos de trabalho e para reduzir o nosso impacto ambiental. Ajudam-nos?


SD Report 2018

SD Report 2018 está agora disponível com todas as nossas iniciativas econômicas, sociais e ambientais.

QSS Departament


Auditoria externa 2018: zero não conformidades!

Depois de avaliar o sistema de gestão de acordo com os regulamentos ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Segurança e Saúde), o certificador externo não encontrou não-conformidades.
Mais um ano, mostramos que todas as pessoas da nossa organização trabalham de maneira eficiente, segura e sustentável. Continuaremos trabalhando para melhorar dia a dia!
QSS Department (Quality, Security, Sustainability)


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