Lyreco
 
DISTRIBUIDOR MUNDIAL DE MATERIAL DE ESCRITÓRIO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA LYRECO
CONTATO

O nosso enfoque social

As iniciativas prolongam-se através do nosso negócio

 
 
Avaliação contínua
Inquérito de clima, Código Ético
 
 

Descrições de postos de trabalho

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS



Para assegurar um ambiente de trabalho estável e positivo, é importante que todos os empregados tenham um conhecimento claro do seu papel dentro da organização. Este é o motivo pelo qual cada posto de trabalho da empresa tem associado um documento que reúne a sua descrição.


Esta descrição do posto de trabalho contém informação detalhada sobre:
  • Título do posto
  • Departamento
  • Localização do posto
  • Missão
  • Responsabilidades
  • Relações colaterais
  • Competências

O documento é atualizado todos os anos para seguir a evolução natural do posto.

Plano de formação

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS


Contar com empregados qualificados e altamente motivados é vital para qualquer empresa de êxito.
Assegurar-se de que todos os empregados têm os conhecimentos e as habilidades para fazer bem o seu trabalho e cumprir com todos os novos desafios do futuro está diretamente relacionado com a sua motivação.
Por isso, é muito importante formar constantemente e desenvolver tanto gestores como empregados para assegurar as necessidades da empresa e manter um alto nível de confiança e motivação.



Na Lyreco, levamos muito a sério a formação dos nossos empregados.
Todos os anos, fazemos um mapa com todas as necessidades formativas dos nossos empregados e transformamo-lo num plano específico para proporcionar a formação adequada.

A formação é ministrada pelos nossos formadores internos que se dedicam a dar cursos à medida para se ajustar às necessidades.
As formações externas também são amplamente utilizadas para proporcionar formação específica para as necessidades detetadas.

Gestão do potencial

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS




Qualquer empresa bem-sucedida precisa de bons talentos para assegurar o futuro do negócio. 
Na Lyreco, reconhecemos a importância de ter talento presente na nossa organização.
Para assegurar ainda mais este processo, contamos com um programa de desenvolvimento interno dos nossos maiores talentos chamado Lyreco University.



O objetivo da Lyreco University é:
  • Identificar os maiores potenciais.
  • Ajudá-los a crescer para preparar o seu futuro e o futuro da Lyreco.
  • Motivá-los dando-lhes acesso a um programa especializado.
  • Utilizar as habilidades dos estudantes para rever e melhorar o nosso negócio.
A Lyreco University lançou-se localmente em cada filial com mais de 300 empregados e, atualmente, estamos a levar a cabo este programa em 11 países.


Cada país identifica os seus maiores talentos e integra-os num programa de um ano de formação interna na qual se familiarizarão com todos os aspetos do negócio Lyreco.
Para continuar a desenvolver as suas habilidades e os seus conhecimentos da empresa, os estudantes recebem um projeto relevante de negócio para trabalhar, cujo resultado é avaliado pela Direção da Empresa.





Assim como é importante que cada filial forme e desenvolva os seus melhores empregados, também é para a empresa a nível internacional. Devemos garantir que os nossos melhores talentos à escala global são identificados e desenvolvidos para liderar a empresa no futuro.


O Grupo Lyreco estabeleceu um programa de desenvolvimento executivo chamado Lyreco Campus.
Este programa destina-se aos maiores talentos que saem das Lyreco University locais e frequentam um curso intensivo de 2 semanas numa escola de negócios internacional que cobre os seguintes temas:
  • Estratégia e Modelos de Negócio
  • Ferramentas financeiras para melhorar o rendimento
  • Executive Business Game
  • Gestão de resultados
  • Liderança e gestão inovadora
Para desenvolver ainda mais a sua compreensão da execução de um negócio internacional dos estudantes também lhes é dado um caso de negócio relevante para trabalhar. Os estudantes apresentam as suas conclusões e propõem ações à Equipa diretiva do Grupo no final do ano.

Mobilidade interna

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS





É muito importante contar com as pessoas adequadas nos postos corretos. Uma empresa pecisa de assegurar mobilidade do pessoal para poder ter as melhores pessoas disponíveis.


A Lyreco promove a mobilidade interna. Esta mobilidade deve ser feita tanto localmente entre funções de negócio como internacionalmente. Todos os postos vagos dentro da empresa são publicados internamente assegurando a sua difusão a todos os empregados. As vagas internacionais relevantes também são publicadas globalmente.

A Lyreco tem uma política clara de mobilidade e transferências, oferecendo apoio financeiro e de especialistas quando se transferem empregados tanto a nível local como internacional.

Promoção interna

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS





Não há dúvida de que uma das melhores promoções que uma empresa pode fazer é a de um candidato interno qualificado.





Os benefícios são muitos comparados com os de um candidato externo:
  • Amplo conhecimento da cultura da empresa e dos seus processos.
  • Menos tempo para estar completamente integrado no novo posto.
  • As relações internas do anterior cargo podem ser utilizadas rapidamente.
A Lyreco realiza anualmente um processo de Plano de Sucessão para identificar empregados que são potenciais e que estão capacitados para promover.

O Plano de Sucessão também proporciona à empresa a informação necessária sobre quem se deve desenvolver mais para ser promovido.

Valores e Código Ético

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS

A nossa missão: "To simplify life at work"

A nossa ambição: "Best in class"
Queremos simplificar a vida no trabalho, oferecendo os melhores produtos e serviços para o ambiente de trabalho a nossos clientes profissionais e pretendemos ocupar a 1.ª posição na Europa e Ásia-Pacífico.
A nossa equipa continuará a ser central na nossa estratégia, complementada com as melhores ferramentas.

Os nossos valores:
Os valores são parte do nosso ADN e apoiam a nossa missão e a direção da empresa; são a nossa energia e o espírito de obter e apresentar resultados.

 
DEDICAÇÃO
Preocupamo-nos realmente com os nossos clientes.
EXCELÊNCIA
Esforçamo-nos para atingir a perfeição em tudo o que fazemos.
RESPEITO
Acreditamos na confiança, respeito e comportamento ético.
AGILIDADE
Prevemos, inovamos e adaptamo-nos às mudanças.


O nosso objetivo é o fortalecimento do Grupo. Estamos concentrados no crescimento rentável e é importante que todos os empregados e fornecedores da Lyreco percebam como queremos alcançar este êxito.

Num ambiente rapidamente variável e num negócio sempre em crescimento, formalizámos estes princípios éticos que queremos ver aplicados pelo pessoal e pelos fornecedores.

O Código Ético da Lyreco descreve os padrões esperados dos nossos empregados e gestores no decorrer da sua vida profissional com a Lyreco:
  • na sua relação com clientes e fornecedores;
  • na sua relação com os seus colegas de trabalho; e
  • no seu comportamento para promover os melhores interesses da empresa.
Por outro lado, contamos com o Código Ético para o fornecedor que proporciona os fundamentos dos laços entre a Lyreco e os seus fornecedores, baseando-se na imparcialidade, na confiança, no respeito pelos direitos das pessoas, na conformidade com a lei e em práticas empresariais sustentáveis.

Inquérito de clima

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS


Periodicamente, cada empregado tem a oportunidade de expressar anonimamente as suas perceções sobre a Lyreco, especialmente sobre temas de ambiente de trabalho, comunicação e gestão.





Todos os resultados são analisados e tratados por um consultor externo para garantir o anonimato. Leva-se a cabo ações para tornar a Lyreco num lugar ainda melhor para trabalhar.

A Direção da Empresa compromete-se com a execução e o seguimento de um plano de ação cuja eficácia será avaliada na seguinte administração do nosso Barómetro de Opinião Interna.


Organização de segurança e saúde

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS
 

Uma das nossas prioridades é proporcionar um ambiente de trabalho seguro.
Não pode haver nenhuma dúvida de que todos os empregados se devem sentir completamente seguros no desempenho do seu trabalho e não ter que se preocupar com questões de saúde relacionadas com o trabalho - tanto física como mentalmente.
É muito importante que este continue a ser um enfoque constante para a nossa Empresa, protegendo tanto os empregados como o negócio.


Na Lyreco, levamos a segurança muito a sério.
Em cada filial, estabelecemos uma organização de Prevenção de Riscos Laborais com o único propósito de nos centrarmos em manter um alto nível de segurança.
Isto baseia-se na norma internacional OHSAS 18001 (Séries de Avaliação de Segurança e Saúde Laboral).  Não só isto: no caso concreto da filial portuguesa, contamos com a certificação em OHSAS 18001, desde 2011.

Antes de mais nada, centramo-nos em cumprir as normas e os regulamentos do país, além de que o nosso sistema de Prevenção de Riscos Laborais também assegurará que a melhoria contínua se aplica na Empresa.
Auditorias internas e externas estão constantemente a centrar-se nesta área.

Diversidade

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS







A Lyreco acredita no valor da diversidade para enriquecer o nosso ambiente laboral e experiências.


As decisões de contratação, promoções ou programas de formação baseiam-se nas competências, habilidades, experiência laboral e na qualidade do trabalho.
Em circunstância alguma estas decisões se baseiam em motivos de género, idade, incapacidades, raça, cor da pele, orientação sexual, crenças religiosas, cultura ou nação de origem.

Isto faz parte do Código Ético da Lyreco.

A Lyreco também trabalha com os seus sócios empresariais e sociais para desenvolver práticas justas de contratação e desenvolvimento

Igualdade

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS







A valorarização da diversidade do nosso pessoal com respeito faz-nos gerir segundo princípios de igualdade e não discriminação.


A Lyreco Iberia conta com um Plano de Igualdade próprio e estabelecido com base nas necessidades dos nossos empregados com o objetivo de fomentar a igualdade de oportunidades no âmbito profissional. Para isso, conta com ações a nível de:
  • Selecção
  • Contratação
  • Retribuição
  • Formação
  • Desenvolvimento e promoção profissional …

Benefícios para tod@s

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS








O principal ativo de qualquer empresa são os seus empregados. Neste sentido, e partindo desta máxima, a Lyreco conta com um pacote de Benefícios Sociais pensados por e para o bem-estar dos empregados.


Conscientes de que o nosso capital humano é tão diverso como as suas necessidades, na Lyreco Iberia partimos de 6 linhas de trabalho para a implementação dos Benefícios Sociais com que contam os nossos empregados:
  • Bem-estar profissional
  • Saúde
  • Otimização de recursos económicos
  • Desenvolvimento pessoal e profissional
  • Reconhecimento pelo desempenho excecional
  • Ócio e diversão
Numa elevada percentagem das medidas que pomos em prática, os beneficiários são, além dos nossos empregados, os seus familiares de até segundo grau de consanguinidade/afinidade.

Lyreco For Education

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS

Desde 2008, o programa "Lyreco For Education" angaria fundos das 16 filiais do Grupo para proporcionar um melhor acesso à educação a crianças que vivem em condições precárias.

Conseguir fundos para o projeto com o envolvimento de todos os funcionários faz parte da cultura da empresa. Temos três formas de angariar dinheiro:

- Atividades comerciais com a participação dos nossos clientes e fornecedores. Por exemplo, pela compra de determinados produtos, é doada uma certa quantidade de dinheiro à LFE. 

- Eventos internos: venda de livros, feiras de produtos em segunda mão, pequenos almoços solidários, mercado de Natal..., os funcionários das filiais organizam e participam nas iniciativas locais da LFE.

- Donativos: de forma pontual ou mensal por parte dos funcionários. A Lyreco duplica a soma total doada.

Para cada projeto selecionamos uma ONG orientada para a educação infantil e definimos planos de ação específicos baseados no contexto local.

O objetivo final de cada projeto é que as nossas iniciativas se mantenham ao longo do tempo. Para tal, em cada zona é criado um comité diretivo local responsável pelo seu próprio projeto educativo e formado por professores, chefes da comunidade e pais.
    

Outras acções sociais

Durante anos, a Lyreco apoiou organizações que trabalham a nível local para ajudar os mais necessitados, através de programas como a doação de alimentos ou materiais. 

A partir da Lyreco Iberia, apoiamos atividades a favor da infância:

  • Campanhas e programas da Cruz Vermelha, tal como a campanha de recolha de brinquedos, roupa infantil e comida em Baix Llobregat. 
  • Patrocínio total do Festival de Fantoches e Teatro de Rua de Alovera.
  • Doação de materiais para as atividades infantis organizadas pela Biblioteca de Alovera.
  • Colaboração no Dia Mundial da Criança.

Além disso, também apoiamos outras causas, tais como:

  • Integração social de pessoas com deficiência, em conjunto com a Fundação AFIM e a Fundação Juan XXIII.
  • Recolhas de alimentos de forma pontual, colaborando com os Bancos Alimentares.
  • Doação de alimentos e materiais à loja solidária de Cáritas em Alovera.

Espanha - Colaboração com a Fundação "Junior Achievement"

A Junior Achievement é a maior organização educativa sem fins lucrativos do mundo, que cada ano ajuda mais de 10 milhões e meio de pessoas.

Quatro adolescentes estavam prestes a tomar decisões sobre o seu futuro profissional e, como era de esperar, necessitavam de alguns conselhos. A Lyreco tinha apenas um dia para os ajudar a descobrir como é realmente a vida no mercado de trabalho. Seis membros da nossa equipa de direção da Ibéria, incluindo o Diretor Geral, envolveram-se pessoalmente para ajudar estes jovens com a sua experiência de trabalho.

A Lyreco e a Junior Achievement partilham valores em projetos focados em temas sociais, ambientais e éticos. 

Graças ao plano "Sócios por um Dia", rapazes e raparigas de todo o mundo vivem experiências de trabalho reais numa empresa durante um dia. O objetivo é permitir que eles experimentem diretamente a vida profissional para ajudá-los a orientar o seu futuro.

Alemanha: Planificação social para a Convenção de Vendas 

Para a organização da Convenção de Vendas de 2015, a Alemanha decidiu trabalhar com uma agência de relações públicas e organização de eventos que partilha um elevado compromisso sustentável e social com a Lyreco: Cluster Social Agency.

Na Convenção de Vendas da Lyreco geram-se muitos materiais tais como produtos, amostras e outros equipamentos que posteriormente devem ser devolvidos ou armazenados, não sendo sempre esta a melhor opção. A Cluster Social Agency recolhe estes materiais e doa-os a organizações sociais. 


Tailândia: crianças com HIV

O número de crianças com HIV na Tailândia diminuiu nos últimos anos; contudo, ainda existem mais de 300.000 crianças que vivem com esta doença. A falta de consciência sobre as necessidades sociais e psicológicas destas crianças pode frequentemente fazer com que sejam ignoradas e isoladas pelas suas próprias comunidades. 

Para superar estes problemas, a Lyreco na Tailândia decidiu colaborar com uma ONG que trabalha com crianças com HIV.

Ao longo de 2014, os funcionários da Lyreco ofereceram voluntariamente o seu tempo para partilhar atividades com estas crianças, como, por exemplo, passeios de bicicleta.

Este voluntariado garante que estas crianças se sintam valorizadas e oferece-lhes a esperança de que também possam alcançar os seus objetivos sem que o seu estado de saúde as impeça.

A colaboração irá continuar em 2015.

Auditorias sociais a fornecedores

AS NOSSAS AÇÕES SOCIAIS

AUDITORIAS DE SUSTENTABILIDADE A FORNECEDORES

Em linha com a sua estratégia de sustentabilidade, a Lyreco quer contribuir com uma cadeia de fornecimento mais sustentável. 

Introdução de Auditorias ambientais desde 2016

À parte das Auditorias Sociais a fornecedores, em desenvolvimento há vários anos, a Lyreco decidiu aumentar o alcance das auditorias para cobrir os aspetos ambientais de uma forma mais estruturada 

O programa cobre 100% das fábricas que produzem produtos da marca Lyreco (tanto a nível de grupo como a nível local) em países em vias de desenvolvimento.

Este programa aplica-se aos fornecedores diretos (de primeiro nível), mas os fornecedores de segundo e terceiro nível na cadeia de fornecedores também são auditados com o mesmo enfoque, dependendo do nível de risco e da sua relação com os fornecedores diretos. Isto fez-se pela primeira vez em 2016 para auditar a pasta de papel utilizada nos produtos de papel da marca Lyreco.

Princípios fundamentais do programa:

  • Antes de que um fornecedor possa ser auditado, deve assinar um acordo com a Lyreco (Lyreco Business Supplier Agreement - BSA) o nosso código Ético.
  • Os fornecedores devem rever o Programa de Envolvimento em Sustentabilidade de Fornecedores e garantir que têm as políticas, processos e sistemas necessários para cumprir com os requisitos do programa.
  • As auditorias são anuais.
  • As áreas auditadas focam-se nos aspetos laborais, segurança e saúde, meio ambiente, sistema de gestão, ética e cumprimento legal.
  • A auditoria está sujeita a um relatório formal e detalhado, revisto de forma individual pelo departamento de QSS (Qualidade, Segurança e Sustentabilidade).
  • A auditoria é realizada por uma entidade independente especializada neste tipo de auditorias, que foi validada previamente, ou por empregados da Lyreco que foram formados em responsabilidade social e em aspetos ambientais.
  • No caso de dúvidas, riscos elevados ou para comprovações aleatórias, o departamento de QSS da Lyreco (Qualidade, Segurança e Sustentabilidade) pode realizar visitas ou auditorias no local para comprovar o nível de cumprimento das fábricas.

 
  • Para cumprir com os requisitos da Lyreco, a última auditoria que se faça a um fornecedor deve:
    • Não ter nenhuma Não Conformidade maior,
    • Evidenciar uma visão de melhoria contínua para gerir as Não conformidades menores e/ou as observações identificadas.
  • Dependendo dos resultados da auditoria, há 3 opções:
    • Opção 1: se a fábrica cumpre com os requisitos valida-se
    • Opção 2: põe-se a fábrica numa lista negra se se identificarem problemas maiores e não houver um progresso efetivo
    • Opção 3: dá-se apoio à fábrica quando se detetam problemas mas, ao mesmo tempo, há uma forte vontade de melhoria
  • Em geral, as auditorias anunciam-se de antemão aos fornecedores relevantes, mas também se fazem auditorias sem aviso prévio para fazer comprovações adicionais ou voltar a verificar as descobertas das auditorias prévias.
  • Os resultados das auditorias estão na agenda e reveem-se nas reuniões de sustentabilidade da equipa diretiva do Grupo Lyreco.

 

Números fundamentais do programa

PRODUTOS IMPORTADOS DIRETAMENTE PELA LYRECO FABRICADOS EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO (DE RISCO).


(*) 2 auditorias previstas para finais do ano de 2015 tiveram de se fazer no início de 2016 porque as suas instalações se deslocaram para novas localizações. 


PRODUTOS IMPORTADOS DIRETAMENTE PELA LYRECO FABRICADOS EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO (DE RISCO).



(*) A auditoria de 5 fábricas (que fabricam produtos para Hong Kong e Austrália) não se fez em 2015, como estava previsto e fez-se a inícios do ano 2016.
www.lyreco.pt DISTRIBUIDOR MUNDIAL DE MATERIAL DE ESCRITÓRIO - LYRECO PORTUGAL - Avenida da Liberdade, 110 2ª, escritorio nº220, 1269-046 Lisboa (Portugal)
| Grupo lyreco | Sistema de gestão | O nosso enfoque meio ambiental | O nosso enfoque social
O nosso enfoque económico | Prémios e reconhecimentos | As nossas
certificações
| Ferramentas orientadas para o cliente | Transferir Faq |
Condições de utilização | Mapa do site